ANO PASTORAL PAROQUIAL  

«Aprender a caminhar juntos em ‘CHAVE SINODAL’»

 

Um novo Ano Pastoral Paroquial está diante de todos nós, para em Igreja que somos, caminharmos JUNTOS em diálogo fraterno e em comunhão eclesial com a Igreja Diocesana. Ela está a viver um “processo sinodal” de reflexão, estudo, oração e diálogo, com o objectivo missionário de “chegar a todos”, manifestando a nossa solicitude pela salvação do outro.

Todos e cada um de nós, nas diversas situações existenciais que nos encontremos, somos convocados pelo “Senhor da Seara” para trabalhar na Sua Vinha... E ter uma vinha a dar bons frutos, dá muito trabalho…

Somos “Igreja Missionária” que é “enviada em Missão” para as periferias. É a pastoral de IDA que urge implementar, e não apenas, aguardar que venham ao nosso encontro. Temos de passar de uma “pastoral de manutenção” e de gabinete, para uma pastoral missionária, uma “pastoral de ida” que exige criatividade, dinamismo e inovação pastoral.

Há muitas “periferias” numa Comunidade Paroquial que exige uma Pastoral de Ida que vá ao encontro do outro manifestando uma maior proximidade e solicitude fraterna: são os idosos, os fragilizados, os doentes, os pobres… Os que não têm vez nem voz…

Daí a necessidade de darmos as mãos e caminhar JUNTOS em comunhão fraterna, juntando as sinergias pastorais para fazer crescer o Reino de Deus.

Colocamos todas as actividades pastorais deste novo ano paroquial sob a bênção maternal de Nossa Senhora, Mãe da Igreja e Mãe da nova evangelização.

 

Frei António Martins

(Pároco)

 

Contatos

PARÓQUIA DA SAGRADA FAMÍLIA AV. CONS. BARJONAS DE FREITAS, 12 1500-204 LISBOA calharizbenfica.psf@gmail.com